Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Negociação da data-base

O Simmepe dá início aos preparativos para a negociação da Data-Base, com vistas a definição de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho, válida para o período 2004/2005. Nesse sentido, programa-se, para o início de agosto, uma Assembléia Geral Extraordinária. Na ocasião, será formada a comissão de negociação de 2004, com representantes de empresas associadas de pequeno, médio e grande porte.
PE recebe 1ª fábrica da Sappel no Brasil.

Com investimentos totais previstos da ordem de R$ 6,0 milhões, a primeira fábrica da Sappel na América Latina foi oficialmente inaugurada na última quarta-feira (21), no bairro de Santo Amaro. O evento contou com as presenças do governador do Estado, Jarbas Vasconcelos, do presidente do Simmepe e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Valença. Também estiveram presentes os senhores Jean-François Marguet e Jean-Jacques Gaudiot, presidentes da Sappel mundial e do Brasil, respectivamente.

A empresa que, há um ano, já é associada ao Simmepe, faz parte de um dos maiores grupos do mundo na fabricação e comercialização de medidores de água, líquidos industriais, energia térmica e sistema de leitura à distância, com sede na França.
       

 

Metalurgia impulsiona crescimento

Na última pesquisa divulgada pelo IBGE, o segmento de metalurgia básica, com crescimento de 37,4%, foi o principal responsável pelo incremento de 10,4% da indústria pernambucana em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre as onze atividades industriais pesquisadas, também se destacou a performance do setor de produtos metálicos (17,7%).

O resultado de Pernambuco ficou acima da média nacional (7,8%) e regional (9,7%). Além disso, essa foi terceira vez consecutiva que o IBGE constatou crescimento na economia de Pernambuco. Nos demais indicadores, a economia do estado também manteve saldos positivos. No indicador acumulado do ano, houve expansão da produção (5,5%), também determinada pelo desempenho do setor de metalurgia básica (17,0%).

Nos últimos 12 meses, a performance de Pernambuco apresentou crescimento de 3,5%. O estudo constatou ainda que o ritmo é crescente em todo o País. Veículos automotores, material eletrônico e de comunicações, metalurgia básica, máquinas e equipamentos estão entre os principais ramos de influência no índice nacional (7,8%).