Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Crédito para usinas deve incrementar setor metal-mecânico

A retomada das operações do Banco do Nordeste para o setor sucroalcooleiro deve ter impacto positivo também para o segmento metal-mecânico. Isso porque os recursos também devem ser direcionados às operações de modernização do parque industrial. As usinas sempre foram importantes consumidoras de produtos e serviços da indústria metal-mecânica, uma vez que sua estrutura prevê a utilização de grande número de equipamentos e componentes desse segmento, além de serviços periódicos de manutenção.

Os grupos pernambucanos Petribu e Antônio Farias foram os primeiro a demonstrar interesse em obter o crédito para ampliação de suas atividades. Os projetos estão sendo elaborados e somam R$ 50 milhões. No total, o BNB registrou demanda de mais de R$ 150 milhões dos primeiros contratos de financiamento na Região, entre usinas e plantadores de cana-de-açúcar.
 

  
Pernambuco é sucesso na Agrishow 2004

Foi um sucesso a primeira participação de Pernambuco, como expositor, com um estande de 300m² na 11ª Agrishow 2004 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, promovida pela Associação Brasileira de Máquinas – Abimaq, em Ribeirão Preto (SP). Cerca de 160 mil pessoas devem circular pela feira, que é a maior do setor da América Latina, até amanhã (1º).

A iniciativa de expor os produtos pernambucanos no evento foi articulada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Simmepe, Alexandre Valença. "A participação visa à promoção da produção local e atração de novos investidores para Pernambuco, uma vez que todo o setor agrobusiness brasileiro passa pela feira", destaca Valença.

O sucesso da participação de Pernambuco é mais uma etapa para a concretização do projeto de realização da Agrishow Semi-Árido em Petrolina, no próximo ano. O evento, que é a expansão da feira realizada em Ribeirão Preto (SP), Jundiaí (SP), Rondonópolis (MT) e Paraná, vai apresentar os mais modernos equipamentos para a agroindústria, tendo como alvo os produtores agropecuários do Norte Nordeste.