Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Associadas vão à Feira Internacional

Mais uma vez, o Simmepe está levando uma comitiva de dirigentes e empresários de empresas associadas para a 25ª Feira Internacional da Mecânica, que acontece de terça (18) a sábado (22), no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Do evento, o sindicato participa com um estande, que recebeu de cortesia da Abimaq e da Alcântara Machado, organizadores da feira. No espaço, será realizada divulgação da Fimmepe 2004 – Mecânica Nordeste junto aos expositores, que somam cerca de 1, 7 mil de 30 países.
   


Produção industrial cresce 2,1% em março

A produção industrial brasileira cresceu 2,1% em março na comparação com fevereiro. O impulso é resultado, principalmente, dos desempenhos positivos dos segmentos de máquinas e equipamentos, com aumento de 11,2%, e de material eletrônico e de comunicações, que teve alta de 9,8%.

Nos índices por categorias de uso, bens de capital (1,9%) também apresentou crescimento em março após registrar queda em fevereiro. Em relação a março de 2003, a produção industrial registra o expressivo crescimento de 11,9%, mantendo uma seqüência de sete meses de taxas positivas.

Os maiores impactos positivos sobre o índice global, por ordem de importância, vieram de veículos automotores (41,3%), máquinas e equipamentos (25,4%), material eletrônico e de comunicações (65,2%).

Entre as categorias de uso, ainda no confronto com março de 2003, o segmento de bens de consumo duráveis obteve a taxa mais elevada (43,9%), apoiado tanto no aumento da produção de automóveis (50,1%), como na de eletrodomésticos da "linha branca" (38,5%) e da "linha marrom" (74,2%).

A produção de bens de capital superou em 36,5% a de igual mês do ano anterior, influenciada principalmente pelo crescimento de produtos para telefonia; aviões e caminhões. A atividade industrial mantém, no final do primeiro trimestre do ano, ritmo de crescimento (5,8%) significativamente superior ao assinalado no último trimestre de 2003 (1,9%).