Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Negociação de preço do aço avança

O conflito de preços entre siderúrgicas e consumidores de aço mudou de rumo após a reunião entre representantes das empresas siderúrgicas que integram o Conselho do IBS – Instituto Brasileiro de Siderurgia e representantes de diversos segmentos das indústrias consumidoras de aço. O encontro, que atendeu à convocação do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, foi realizado na última terça-feira, dia primeiro de junho.

No encontro, as siderúrgicas aceitaram manter os preços no mercado interno abaixo do nível internacional, mantendo pleno o abastecimento nacional. Por sua vez, as montadoras firmaram compromisso de diminuir a pressão pela isenção da taxa de importação do aço.

De acordo coma Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esta solução ficará em segundo plano no caso de não vingar uma solução negociada. A reivindicação do setor automotivo é que cessem os novos aumentos enquanto o mercado internacional estiver aquecido, e, que o preço seja reduzido quando houve um desaquecimento do mercado internacional.
       

 CNI discute aumento de tarifa de energia

O aumento do custo da tarifa de energia em todo o país e o excesso de impostos cobrados do setor elétrico serão debatidos na reunião do Conselho Temático de Infra-Estrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na próxima quarta-feira (9). Segundo a Unidade de Competitividade Industrial da CNI, em alguns estados os tributos correspondem a 50% da tarifa.
O novo modelo do setor elétrico e a utilização de gás natural por empresas brasileiras também serão analisados pelos participantes do encontro, que contará com a presença do consultor da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia, João Carlos Melo; o diretor de Comercialização de Gás Natural da Repsol YPF, Marco Aurélio Tavares, além de o representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Carlos Vilela, que explicará as razões para os últimos reajustes de tarifas.