Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

BNDES reabre linha para exportação

O BNDES reabriu a linha de financiamento para a produção industrial voltada à exportação, do tipo pré-embarque de grandes empresas, há dez dias. Esse tipo de empréstimo havia sido interrompido em dezembro, por conta da falta de recursos para atender ao excesso de demanda.

A abertura da linha de crédito vai beneficiar principalmente os setores de bens de capital, como máquinas e equipamentos industriais, incluindo ônibus e caminhões e a indústria automobilística, principalmente as produtoras de veículos de passeio, responsáveis por mais da metade da demanda da linha de pré-embarque. Em 2003, os desembolsos para pré-embarque atingiram o recorde histórico de US$ 1,406 bilhão. Antes, o maior volume liberado havia sido de US$ 811 milhões, em 2000.
       
     

CNI defende redução de Spread

A CNI divulgou, ontem, estudo defendendo a redução da margem líquida dos bancos e dos impostos diretos sobre a intermediação financeira para derrubar o spread bancário (diferença entre a taxa de captação dos bancos e o juro cobrado nos empréstimos). Para a confederação, o elevado spread brasileiro prejudica especialmente as pequenas e médias empresas.

Já o presidente Banco Central, Henrique Meirelles, espera que a central de risco de crédito, que entra em operação na semana que vem, e instrumentos de securitização contribuam para reduzir os ganhos dos bancos nas operações de crédito. Segundo ele, o spread deve cair quando for possível consultar vários bancos sobre suas operações de crédito em procura da melhor taxa.