Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Produção Industrial tem pico histórico

A produção da indústria cresceu pelo terceiro mês consecutivo em maio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi de 2,2% na comparação com abril, já descontados os efeitos sazonais. Esse desempenho fez a indústria atingir o maior patamar de produção já registrado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), iniciada em 1991. O recorde anterior era de novembro de 2003. Em relação àquele mês, a indústria opera num nível 2,2% maior.
Sobre maio de 2003, a indústria cresceu 7,8%. Essa é a nona taxa positiva consecutiva. Aliado aos dados do IBGE, as informações divulgadas, na última quarta-feira (7), pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostram que a indústria atingiu em maio o nível recorde de 82,52% da capacidade instalada. O maior número desde 1992. Na taxa com ajuste sazonal, todos as categorias de uso apresentaram expansão em maio: bens de capital (3,7%), intermediários (1,7%) e duráveis (3,2%). Esses dois últimos também bateram o recorde no patamar produtivo.
       

Arte na Indústria

A Federação das Indústrias de Pernambuco lança o Prêmio Fiepe de Arte na Indústria, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento artístico dos que atuam no segmento industrial. O prêmio vai identificar talentos, premiando os melhores trabalhos nas categorias desenho, escultura, gravura e pintura.
A participação é gratuita e aberta aos trabalhadores e empresários da indústria pernambucana. A inscrição ao Prêmio FIEPE Arte na Indústria estará aberta até o dia 15 de setembro. Mais informações: www.fiepe.org.br ou pelo telefone (81) 3412-8429
       
     

Fiepe oferece novos cursos

O Núcleo de Competitividade Industrial – Compi, da Fiepe, oferece cinco cursos, dentro do programa de treinamentos do mês julho. O curso de Matemática Financeira com HP 12C acontece de 18 e 23 deste mês, com o instrutor Carlos Lira. O módulo sobre Auditores Internos de Qualidade será ministrado por Ângela Lira, entre os dias 26 e 29. O tema Administração Integrada de Suprimentos será realizado de 26 a 39, com instrução de Tarcio Danierbe.
No mesmo período, acontecem os cursos de Gestão Financeira e Gestão em Sistemas Empresariais, ministrados pelos instrutores Vitor Hugo e Paulo Cezar Cavalcanti, respectivamente. Todos os cursos serão realizados no Senai – Manoel de Brito. Mais informações: : www.fiepe.org.br ou pelo telefone (81) 3412.8442.