Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe comemora 70 anos próximo dia 13

A passagem do aniversário de 70 anos do Simmepe será marcada pela realização de um grande evento festivo no próximo dia 13 deste mês. Na ocasião, será realizada uma sessão solene e um jantar comemorativo que vão reunir representantes das empresas associadas, além de lideranças empresariais e políticas de Pernambuco.
Durante a celebração, que será realizada no Buffet Blue Angel, na Ilha do Retiro, os ex-presidentes e autoridades do estado serão homenageados. “Em virtude da greve dos Correios, os convites para a festa, que já foram expeditos, poderão chegar com atraso”, alerta a Secretaria Executivo do Simmepe.

Negociação Salarial Continua

Durante a semana, que hoje termina, foram realizadas mais três rodadas de Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2004/05, conforme exige a Data Base da classe dos trabalhadores na indústria eletro-metal-mecânica.
Após seis encontros de negociação entre as Comissões dos trabalhadores e das empresas, encontram-se, ainda, pendentes de conciliação cerca de quarenta das noventa cláusulas constantes do rol de reivindicações.
O sindicato profissional convocou uma assembléia geral da categoria para esta sexta-feira, a fim de avaliar a situação da negociação, estando prevista um próximo encontro para o dia nove de setembro, quinta-feira.
É de se registrar que as empresas já apresentaram propostas de avanço, em relação à convenção coletiva anterior, em doze cláusulas, havendo muito pouco espaço para outras concessões, embora a intenção de continuar à busca de alternativas persista.
Com relação à cláusula econômica, o patronato apresentou como última proposta 6,5%, o que corresponde a uma estimativa da inflação do período de doze meses, de acordo com os critérios do IBGE. O índice preciso, contudo, somente será conhecido ao final desta semana. Os empregados insistem na obtenção de um ganho real e algumas outras compensações financeiras.
A expectativa da Comissão de Negociação das empresas é a de que até o próximo dia quatorze de setembro seja concluído o processo.