Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Convenção deve ser homologada na terça

A Convenção Coletiva de Trabalho 2004, foi assinada, nesta 5a. Feira, por representantes do Simmepe e Sindimetal, e estará sendo encaminhada para a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) com vistas à homologação. A expectativa é de que, até terça-feira, a homologação tenha sido feita e cópias estejam disponíveis para as associadas. Os dois sindicatos cumpriram uma agenda com diversas rodadas de negociação a partir de uma pauta de noventa reivindicações aprovadas pelos trabalhadores.

Incentivo a estaleiro vai beneficiar segmento metal-mecânico

Mais de 60% das empresas do setor metal-mecânico de Pernambuco vão ser beneficiadas pela isenção de ICMS proposta pelo Programa de Desenvolvimento da Indústria Naval e Mecânica Pesada Associada de Pernambuco (Prodinpe). A expectativa é de que cerca de 300 fábricas de insumos, equipamentos e peças possam se integrar ao pólo naval a ser criado com a instalação do estaleiro da Corrêa Camargo, em Suape.
O projeto de Lei que prevê a concessão do incentivo foi encaminhado, pelo governador do estado, na última quarta-feira (22), em caráter de urgência, à Assembléia Legislativa. Em entrevista ao Diário de Pernambuco, o Diretor Secretário do Simmepe, Sebastião Pontes, afirmou que a isenção do ICMS possibilitará um incremento médio de 35% no faturamento da indústria pesada estendendo-se aos setores hidráulico, elétrico, eletrônico e de equipamentos e acessórios.
Segundo ele, além de atender a linha de produção e de reaparelhagem dos navios, as empresas do segmento metal-mecânico também se tornarão fornecedoras das novas empresas que venham a se instalar no Estado para dar suporte ao estaleiro.