Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Metalurgia incrementa produção industrial

O bom desempenho da metalurgia básica (21,3%), impulsionado pelas vendas no mercado externo, foi um dos principais responsáveis pelo incremento da produção industrial (2,1%) local no mês de setembro, em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, Pernambuco registra índice de crescimento pelo oitavo mês consecutivo.

Os dados são da pesquisa de Produção Industrial Mensal Física, divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, a alta do setor de metalurgia básica (24,4%) também influenciou positivamente o resultado de Pernambuco (6,2%). Nos últimos doze meses, o Estado registrou alta de 5,1%.

Em direção oposta, os setores de máquinas (-12,3%), aparelhos e materiais elétricos (-21,9%) tiveram queda na produção de setembro. No acumulado do ano, os segmentos de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3%) também apresentaram resultados negativos.

NACIONAL – Em nível nacional, a produção industrial cresceu 7,6% em setembro. No Nordeste, o crescimento foi de 5,9%. De janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2003, a produção da indústria brasileira cresceu 9% e a da Região Nordeste, 6,3%.
   
     

Nível de emprego cresce

Em Pernambuco, o emprego industrial cresceu 1,45% em setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os setores que impulsionaram o crescimento estão metalurgia básica (1,72%), produtos de metal (12%) e máquinas e equipamentos (1,4%). Em oposição, houve retração nos setor de máquinas e aparelhos elétricos e eletrônicos (-5,7%). Essa foi a primeira alta registrada desde abril passado, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice nacional registrou a quinta alta consecutiva de crescimento no tocante ao pessoal ocupado assalariado na indústria. O emprego cresceu 1% em setembro, na comparação com agosto livre de influências sazonais.

No confronto com setembro de 2003, o crescimento foi de 3,5%. O terceiro trimestre ficou 2,9% acima do igual período de 2003 e o acumulado no ano ficou em 1,1%. O indicador acumulado nos últimos doze meses apresentou, neste mês, a primeira taxa positiva (0,3%) da série histórica, iniciada em dezembro de 2002.