Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Preço do aço mais alto

As siderúrgicas anunciaram para este mês reajuste, em média, de 10% em suas tabelas. A elevação vem depois de um bom desempenho do segmento de eletroeletrônicos em 2004, com crescimento estimado em 20% nas vendas.

Os bons resultados foram alcançados mesmo com vários aumentos do aço, produto que registrou em 2004 a maior variação de preços, segundo levantamento da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos. Na média, os aumentos chegaram a 65% até novembro.

REPASSE – Como o novo aumento será repassado para o consumidor ainda é uma incógnita. Para empresários do segmento, isso vai depender do ritmo de encomendas este mês, época de tradicional queima de estoques e liquidações no comércio.

Por outro lado, redes de varejo começam uma nova queda de braço com a indústria. Os fornecedores tentam emplacar reajustes na tabela entre 5% e 10%. Os percentuais mais altos estão concentrados na linha branca, produtos que usam o aço mais intensamente.
   
     

Produção cresce em 2005

A produção industrial do País deve avançar até 12% no acumulado entre 2004 e 2005, segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Isso quer dizer, que a indústria volta, este ano, a impulsionar o crescimento do PIB. O Iedi prevê crescimento da produção de pelo menos 7% para 2004 e de 4,5% para 2005.