Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Coalizão se reúne no Pará

A próxima reunião da Coalizão Empresarial Norte/Nordeste será realizada na sede do Simepa – Sindicato da Indústria Eletro-metal-mecânica do Pará, no próximo dia 18 deste mês. Na ocasião, o presidente do Simec – Sindicato da Industria Eletro-metal-mecânica do Ceará, Valdelírio Soares, vai assumir a presidência da entidade, para o ano de 2005, substituindo o presidente do Simmepe, Alexandre Valença. No evento, o sindicato pernambucano será representado pelo vice-presidente, Sebastião Pontes e o secretário executivo Girley Brazileiro.

Segundo Soares, a nova gestão vai enfocar dois pontos principais. O primeiro é uma atuação mais efetiva para defender e apresentar as necessidades do setor no Nordeste e Norte do País junto às entidades governamentais e empresariais. O objetivo é chamar a atenção para o desenvolvimento de ações comuns. “Como estamos distante dos grandes centros fornecedores de matéria-prima e consumidores, necessitamos, por exemplo, de um plano logístico eficiente, que inclua estradas adequadas”, diz ele.

A outra prioridade é a promoção de um maior intercâmbio entre as empresas associadas aos sindicatos que fazem parte da Coalizão, a fim de incrementar a geração de negócios dentro da cadeia produtiva do Norte/Nordeste. “Mesmo com a grande diversificação e complementaridade do parque industrial da Região, os empresários ainda desconhecem o potencial de geração de negócios a ser alcançado com o incremento da integração”, afirma ele.
   
     

AÇÕES

Entre as ações previstas para dinamizar o segmento projeta-se ainda a construção de um site, que reúna todas as informações sobre a cadeia produtiva. Também está na programação a realização de diversos workshops a fim de criar condições para disseminar informação, tecnologia e fomentar novos negócios.

Durante a reunião de Belém, também será discutido o efeito dos constantes aumentos de preços do aço plano, principal matéria-prima do segmento. No período de outubro de 2002 e janeiro de 2005, as siderúrgicas promoveram reajuste acumulado de 154% no preço do produto. Só em janeiro recente, o produto foi reajustado em 15%.