Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Indústria tem melhor desempenho desde 86

A indústria brasileira fechou 2004 com o melhor desempenho em 18 anos e no patamar mais elevado da história. Entre os setores que mais contribuíram para o resultado positivo da indústria estão veículos (29,9%), máquinas e equipamentos (16,1%) e material eletrônico.

Impulsionados por crédito mais farto, maior confiança de empresários e consumidores e retomada de alguns investimentos, os bens duráveis (veículos e eletrodomésticos) e de capital (máquinas e equipamentos) lideraram o crescimento, com altas recordes de 21,8% e 19,7%, respectivamente.

O crescimento da produção de 8,3% ante 2003, segundo o IBGE, foi o maior desde 1986 (de 10,9%), no Plano Cruzado. Em dezembro, a produção também cresceu 8,3% em relação ao mesmo período de 2004 e apresentou ainda expansão de 0,6% em comparação a novembro.
   
 

 Previsão de expansão industrial

A indústria brasileira deverá manter o fôlego neste ano. Os pedidos em carteira para investimentos encaminhados ao BNDES já correspondem a um montante 60,5% acima do registrado no ano passado. A instituição prevê desembolsar R$ 25,3 bilhões para indústria, estimulada principalmente pelos fabricantes de bens de capital.

Os investimentos em máquinas e equipamentos, transportes, construção e energia elétrica levaram o setor de bens de capital à maior produção em nove anos. A categoria cresceu 12,3% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2003.