Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Indústrias querem integrar grandes projetos


Reunião no Simmepe com empresários do setor

 Em reunião realizada na última quinta-feira (10), O Simmepe definiu as estratégias a fim de criar condições para que o maior número possível de empresas locais possam integrar os projetos estruturadores que serão implantados no Estado, tais como o estaleiro, a refinaria de petróleo e o pólo de poliéster. O encontro contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Simmepe, Alexandre Valença, do presidente da Fiepe, Jorge Corte Real e empresários do setor industrial.

Como parte de estratégia de ação, o sindicato, em parceria com a Fiepe, vai elaborar ainda um estudo com o objetivo de identificar elos de ligação entre a cadeia produtiva do setor em Pernambuco e esses projetos.

Coalizão defendeu redução do imposto do aço tegrar grandes projetos

Em reunião, realizada na sede da CNI, em Brasília, em dezembro de 2002, com os presidentes das siderúrgicas CSN, Usiminas, Cosipa e CST o presidente do Simmepe e então presidente da Coalizão Empresarial do Norte/Nordeste, Alexandre Valença, já defendia a eliminação do imposto de importação do aço plano, para fazer face ao desabastecimento do mercado interno e as altas contínuas do produto, aquela época. Somente agora, passados mais de dois anos, a medida foi anunciada pelo governo na última semana atingindo 15 produtos siderúrgicos, novamente para responder às constantes altas de preços dessa matéria prima.
Ao longo dos últimos meses, a preocupação com a escalada de preços do aço já havia sido transmitida a empresários pelo presidente Lula. Os produtos afetados são diferentes tipos de chapas de aço, utilizadas na fabricação de automóveis, máquinas e equipamentos, e folhas-de-flandres, empregadas na confecção de latas para embalagem de alimentos.