Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe se engaja em campanha contra alta de energia

 O Sindicato da Indústria Eletro-metal-mecânica de Pernambuco (Simmepe) adere à campanha contra o aumento de carga tributária e de energia, encabeçada pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). A iniciativa, que conta com a adesão de empresários dos mais diversos segmentos econômicos, tem como objetivo barrar o aumento de até 40% da tarifa de energia. Para apoiar a medida, o Sindicato convoca os associados a participar de audiência pública com a Agência Nacional da Energia Elétrica (Aneel) que acontece nesta quarta-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Na ocasião, será entregue documento apresentando os impactos do aumento da energia elétrica para o setor produtivo e para a sociedade, além de sugestões para minimizar o aumento da tarifa. "Com a elevação, cairá o poder de consumo da população, causando prejuízo para economia local e para o Governo", destaca o vice-presidente da Fiepe, Ricardo Essinger.

 

 Rateio dos custos

O vice-presidente do Simmepe, Sebastião Pontes, complementa que o empresariado não tem como arcar com novas altas de energia. Isso porque durante o período do apagão, todos os setores econômicos tiveram que ajustar o seu consumo de energia para o mínimo possível. "Dessa forma, não há como fazer novos cortes sem comprometer a produtividade e a qualidade dos serviços", avalia. Como uma proposta para o problema energético, Sebastião diz que devem ser criados grupos de trabalho que sugiram alternativas como a redução do ICMS sobre o consumo de energia.
Outra idéia seria ratear os custos da Termopernambuco (geradora de energia) entre todas as regiões. Já que, em caso de escassez, ela será utilizada como fonte de energia para outras áreas do País. O também vice-presidente do Simmepe, Ítalo Renda, frisa que, se for mantido o aumento, Pernambuco perderá o diferencial com relação a outros Estados no que diz respeito à atração de investimentos. "Todos os segmentos empresarias e a sociedade civil devem se engajar neste movimento, uma vez que a majoração do custo da energia penalizará toda a população", afirma Renda.
   
     

Audiência Pública da ANEEL

Pela importância do tema e as conseqüências sobre a classe empresarial, o Simmepe recomenda que representante dessa empresa esteja presente à Audiência Pública que a Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL promoverá na próxima 4 a . Feira, di8a 13 de abril, no Teatro Beberibe do Centro de Convenções de Pernambuco, às 07:30h.

A referida Audiência tem por objetivo obter subsídios e informações para aprimorar o ato especifico que estabelece a revisão tarifária periódica da CELPE.