Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Aneel decide aumento energético nesta semana

Apesar da mobilização das entidades de classe e dos trabalhadores para barrar o aumento da tarifa energética, ainda não se tem uma boa notícia com relação ao reajuste. Na última semana, a reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não surtiu efeito. Do evento que causou tumulto no Centro de Convenções de Pernambuco, ficou acertado apenas uma audiência dos parlamentares da bancada federal e estadual de Pernambuco com a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef. E já no próximo dia 27, a Aneel fará uma reunião de diretoria para definir o aumento.

Como forma de protesto com relação ao possível reajuste de energia, de até 42,5% para as indústrias e de 30,1% para o consumidor residencial, o Procon Recife e a Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon) estão programando um apagão de 15 minutos nesta quarta-feira. Entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) vão confirmar a sua participação no movimento.

O presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, teme que o aumento de energia acarrete em um aumento do desemprego por parte das indústrias. Já que elas vão precisar reduzir os seus custos de alguma maneira. Sem falar que os consumidores podem arcar com aumento de cerca de 14% dos produtos finais fabricados pelo Estado. De acordo com números da Fiepe, a energia representa entre 3% e 38% dos custos na indústria.
Apoio – O Sindicato das Indústrias Eletro-Metal-Mecânica de Pernambuco (Simmepe) está apoiando o movimento liderado pela Fiepe que visa barrar o aumento da tarifa energética. Durante a audiência com a Aneel, as entidades de classe entregaram documento, mostrando os impactos que o reajuste trará para o setor produtivo e para a sociedade como um todo.