Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe negocia Data Base anual


O Simmepe deu início a Campanha de negociação salarial 2005 em Assembléia Geral Extraordinária realizada na sede do sindicato no último dia 16 de agosto. Na ocasião, foram analisadas as reivindicações dos trabalhadores, instituída a taxa assistencial e constituída a comissão patronal de negociação. Para a comissão foram eleitos representantes das seguintes empresas: Alcoa, Acumuladores Moura, Musashi, Gerdau Açominas, TCA, Phoenix do Brasil, MPN, Polifrio, Philips, Kronorte e Microlite.

Consultor acredita em negociação rápida

O consultor do Simmepe José Otávio Carvalho considera que a contraproposta apresentada pelas empresas é diferente dos anos anteriores uma vez que é muito mais pragmática e transparente com o objetivo criar condições para uma negociação rápida e tranqüila.
A proposta prevê a manutenção dos benefícios acordados no ano anterior deixando em aberto para negociação apenas pontos essenciais como a cláusula econômica e a contribuição assistencial. Em razão disso Carvalho acredita que as negociações tendem a ser concluídas rapidamente.
Outro sinal disso é que este ano foram agendadas apenas quatro rodadas de negociações, entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro, contra dez rodadas realizadas em anos anteriores reuniões.