Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Coalizão reúne-se sexta-feira

 A Coalizão Empresarial do segmento Eletro-metal-mecânico para o Norte-Nordeste, presidida por Valdelírio Soares, reúne-se na próxima sexta-feira, na Sede do Sindicato da Indústria Metal-mecânica de Alagoas (Sindimetal). Entre os temas do encontro, o novo escritório regional da Abimaq em Pernambuco, inaugurado no dia 25 de outubro e que irá funcionar na sede do Simmepe.

A nova regional irá atender as demandas das regiões Norte e Nordeste, atuando entre os estados da Bahia ao Pará. A exposição sobre o escritório regional da Abimaq será realizada pelo vice-presidente da Abimaq, Newton Araújo e pelo vice-presidente regional, Sebastião Pontes, que também é o vice-presidente do Simmepe.

Outro tema na pauta da reunião é a possibilidade de adesão à Coalizão dos Sindicatos da Indústria Eletro Metal Mecânica do Rio Grande do Norte e Paraíba.
   

Melhora confiança da indústria

Os empresários da indústria estão mais confiantes em relação ao desempenho da economia brasileira e aos próprios negócios, segundo apurou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial apurado em outubro ficou em 52,7 pontos, dois a mais que o registrado na pesquisa de julho.

O bom índice, porém, ainda não foi suficiente para recuperar a confiança perdida ao longo do ano de 2005. Um ano atrás, esse mesmo índice estava em 63,8 pontos. Os resultados estão em queda desde janeiro deste ano e só agora em outubro houve essa ligeira recuperação. "Os empresários estão pouco otimistas neste fim de ano, o que contrasta com as boas perspectivas em outubro do ano passado", comenta a entidade.

A melhora no humor, destaca a CNI, vem principalmente dos grandes empresários. O índice de confiança apurado entre eles subiu de 52,4 pontos para 55,1 pontos. Já entre os pequenos e médios, a alta foi mais modesta: de 48,9 pontos para 51,1 pontos.

Na sondagem, os empresários respondem a seis perguntas sobre as condições atuais e as perspectivas para os próximos seis meses em relação à economia, ao setor de atividade e à própria empresa. Os indicadores variam de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam situação melhor ou expectativa otimista.