Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Coalizão debate regimes tributários

A Coalizão Empresarial do segmento Eletro-metal-mecânico para o Norte-Nordeste reuniu-se na última sexta-feira, na sede do Sindicato da Indústria Metal-mecânica de Alagoas (Sindimec). O encontro debateu os regimes tributários estaduais, a guerra fiscal e suas implicações para as empresas do setor.
Na ocasião, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico da Bahia (SIMMEB), Alberto Cánovas apresentou sugestão para que o Simmepe lidere ações estratégicas no sentido de criar oportunidades para as empresas do Norte e Nordeste. Entre os objetivos, a participação das empresas como fornecedoras de componentes e serviços para os grandes projetos que estão sendo instalados na região, como Siderúrgica, Estaleiro e Refinaria.
O vice-presidente do Simmepe, Sebastião Pontes, que também é vice-presidente regional da Abimaq e o representante da Abimaq, Aristides Freire realizaram exposição sobre o recém-instalado escritório regional da entidade, inaugurado recentemente no Recife.
A próxima reunião será realizada no dia 17 de fevereiro, no Ceará. Na oportunidade, o atual presidente da Coalizão, Valdelírio Soares (CE) passará o cargo para Alberto Cánovas, presidente do Simmeba (BA).

Setor Siderúrgico deve registrar queda

Depois de uma temporada de bons resultados e lucros recordes, as empresas do setor siderúrgico devem divulgar, nas próximas semanas, balanços menos impressionantes. No terceiro trimestre, a queda na procura pelos produtos do setor, os altos estoques no mercado internacional e o aumento no custo dos insumos contribuíram para reduzir o volume de vendas e para comprimir as margens de lucro das empresas. Relatório da ABN Amro Real Corretora estima a queda no lucro líquido das empresas do setor. Ela deve ser de 45% no caso da Acesita e de 20% no da Gerdau.