Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe e Abimaq lançam Agrishow

 A Abimaq, em parceria com o Simmepe, lançou, na última sexta-feira, em Petrolina, a Agrishow Semi-Árido. O evento contou com a presença do vice-governador de Pernambuco, Mendonça Filho; presidente do Simmepe e secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Valença; o Vice-Presidente do Siimmepe e Vice-Presidente Regional da Abimaq, Sebastião Pontes; o presidente da Abimaq, Newton de Mello; o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, além de Cláudio Marinho e Ricardo Rodrigues, secretários de Ciência e Tecnologia e de Produção Rural do Estado, respectivamente.

As tecnologias de máquinas, equipamentos e novas técnicas de manejo para produção de áreas secas serão o foco da Feira, que será realizada de 11 a 15 de julho. O evento vai ocupar uma área de 20 hectares cedida pela Embrapa. A expectativa é receber quatro mil visitantes por dia, a maioria deles pequenos agricultores, oriundos da área de influência do pólo Petrolina-Juazeiro.
   

Abimaq teme nova linha do BNDES

O Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Newton de Mello, teme que a nova linha anunciada pelo BNDES para financiar máquinas importadas prejudique a indústria nacional. "O risco é o BNDES começar a gerar empregos no exterior", diz. As declarações foram dadas ao Jornal do Commercio, na última sexta-feira (3).

Para manifestar suas preocupações com relação à nova linha, Mello pediu uma audiência com o presidente do BNDES, Guido Mantega. O presidente aproveita também para levar uma série de sugestões para evitar que os empréstimos do Banco sejam concedidos a empresas estrangeiras de máquinas já fabricadas no Brasil.

Apesar de o BNDES ter afirmado que a nova linha só atenderá a pedidos de importação de máquinas sem similar nacional, Mello diz que esta discussão sobre similaridade é muito complexa. Segundo ele, "há muitas formas inidôneas e capciosas para provar que um determinado produto não tem similar nacional".