Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

MP reconhece Centrais Sindicais

 O Governo Federal adotou, no dia 08 de maio de 2006, as Medidas Provisórias nº s 293 e 294. A primeira dispondo sobre o Reconhecimento das Centrais Sindicais e a segunda criando o Conselho Nacional de Relações do Trabalho – CNRT. Sobre essas medidas, o assessor jurídico do Simmepe, José Otávio Patrício de Carvalho, emitiu um parecer. Entre outros assuntos, o documento afirma que a expectativa é a de que o CNRT contribua, de alguma forma, para que as soluções negociadas dos conflitos possam prevalecer.

O parecer ainda prevê a redução da busca da solução estatal nas divergências trabalhistas, a conseqüente modernização das relações de trabalho no Brasil e uma maior agilidade nas soluções dos litígios. Em relação às Centrais Sindicais, o parecer relata que a MP em análise pretende legitimar as ações que hoje, de fato, já desempenham, quando se sentam à mesa de negociações, "assessorando os sindicatos profissionais" e participando de órgãos tripartites e colegiados de órgãos públicos.
   
     

Treinamento para prepostos

A Consultora Sandra Sobral desenvolveu um treinamento especial para prepostos. O curso tem carga horária de quatro horas. "Muitas empresas vêem sendo prejudicadas em ações judiciais trabalhistas em razão de falta de preparo e treinamento dos seus prepostos", afirma o assessor jurídico do Simmepe, José Otávio de Carvalho. A advogada e consultora Sandra Sobral atua como coordenadora jurídica do Sistema Jornal do Commércio, possuindo ampla experiência na área trabalhista. Ela é ainda diretora de Assuntos Jurídicos da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-PE.

Mais informações pelo telefone 9168.5216 ou
pelo endereço eletrônico sobraltreinamento@hotmail.com