Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Começa a Negociação Coletiva

A Assembléia Geral Extraordinária, realizada pelo Simmepe na terça-feira (15) passada para deliberar sobre a negociação coletiva 2006, obteve um grande êxito. Na ocasião, foi eleita uma Comissão de Negociação do Patronado, composta por representantes das seguintes empresas: Alcoa, Musashi, Moura, TCA, Microlite/Ipojuca, Philips, Phoenix, Polifrio, Metalgil, Maquinas Piratininga e Alcan.

“O objetivo é promover uma negociação pacífica e rápida de forma que na data-base, fixada em 1 de setembro, os trabalhos já estejam encerrados”, afirma o vice-presidente do Simmepe, Sebastião Pontes. A negociação deste ano conta com uma série de vantagens que deverão contribuir para a celeridade dos processos.

A primeira delas é que 49 cláusulas da convenção coletiva de 2005 serão mantidas, restando apenas 27 cláusulas de 2005 e mais 7 novas propostas pelos trabalhadores para discussões nas rodadas de negociação, a partir da próxima semana. Entre as 27, estão as chamadas clausulas econômicas, que envolve, inclusive, a correção dos salários e a definição dos pisos salariais.

Entre os assuntos deliberados na Assembléia e que também merecem destaque está o da instituição da Taxa Assistencial, que será cobrada até 15 de setembro; outorga de poderes à diretoria do Sindicato para celebrar convenção coletiva, nos termos do Artigo 612 da CLT e a outorga de poderes à diretoria do Sindicato para interpor dissídio coletivo, caso necessário, nos termos do Artigo 859 da CLT.

ATENÇÃO

Para manter o bom andamento da negociação trabalhista 2006, o Simmepe solicita que as empresas liberem os funcionários que integram a Comissão de Negociação dos Trabalhadores, conforme orientação enviada por e-mail.