Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Suape pode ficar sem ramal da Transnordestina

A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN ) está realizando uma pesquisa de mercado com 700 empresas de grande e médio porte que poderão ser beneficiadas com a Ferrovia Transnordestina. O objetivo é respaldar a decisão de construir inicialmente apenas um ramal, Suape ou Pecém (CE), de acordo com a demanda levantada pelo estudo.

“A falta de resposta por parte do empresariado pernambucano pode colocar em risco à construção do ramal que atravessa o estado até Suape e resultará em um esquema de logística competitivo e de fundamental importância para a integração econômica local”, alerta o vice-presidente do Simmepe, Sebastião Pontes.

E é exatamente isto que está acontecendo. Até agora apenas 10% dos questionários foram respondidos, segundo foi divulgado por executivos da CFN durante o evento Plano Nacional de Logística de Transportes, realizado em Brasília. Na ocasião, o BNDES também levantou a questão.

“Devemos nos mobilizar no sentido de responder os questionários recebidos. E mesmo aqueles que não receberam devem fazer manifestação de interesse junto à CFN, se possível mensurando volume de carga previsto para, por fim não corremos o risco de ficarmos sem o ramal para SUAPE, que é de fundamental importância para a interiorização de nosso desenvolvimento.”, apelou o presidente da Fiepe Jorge Côrte Real, no email circular que enviou aos associados do Simmepe sobre o assunto.