Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Novas Associadas

O Simmepe conta com quatro  novas empresas associadas: Gasil – Gases e Equipamentos Ltda; Bertoline S/A; Sideraço Industrial do Brasil Ltda; V. Porto Correia Industria e Comercio Ltda.

A Gasil, fundada há 13 anos, na cidade de Bezerros, desenvolve técnicas especializadas na fabricação e montagem de unidades geradoras de oxigênio. Instalada na Imbiribeira, a Bertoline S/A fabrica cozinhas em aço. Por sua vez, a Sideraço fabrica tanques para combustíveis subterrâneos e aéreos. Já a V. Porto Correia, que está instalada no bairro da Estância, fabrica utensílios de alumínio.

   
     

Importação de bens duráveis cresce 93%

A valorização do real provocou uma substituição de bens de consumo duráveis nacionais por importados. O Brasil está aumentando as importações e reduzindo as exportações de produtos como automóveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis. Impulsionadas pela recuperação das vendas no varejo, essas importações até se aceleraram nos últimos meses, o que ajuda a explicar o descompasso entre a indústria nacional e o comércio.

A quantidade importada de bens de consumo duráveis cresceu 74% nos 12 meses acumulados até setembro em relação a igual período do ano anterior. A alta foi ainda mais expressiva no terceiro trimestre: 93%. Já a quantidade exportada pelo país desses produtos caiu 6% no acumulado de 12 meses até setembro e 12% apenas no terceiro trimestre. Os dados são da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).