Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Ações para elevar competitividade

Dentro do Programa da Competitividade da Micro e Pequena Indústria – Procompi – 2006, os associados do Simmepe participam, nesta quarta-feira (22), na Casa da Indústria, às 18:30h, 5°. Andar – sala 4, de uma reunião para discutir um projeto que visa capacitar as empresas associadas do Simmepe, para se tornarem mais competitivas. Trata-se de um programa resultante de uma parceria entre a CNI/Sebrae, Fiepe e Simmepe. O Sebrae alavancará a ação com 60% do total dos R$ 300 mil reais a serem aplicados no investimento, com pequena contra-partida do Sindicato e das empresas engajadas no processo. Sem dúvida, uma grande oportunidade para aquelas empresas do setor eletro-metal-mecanico que pretendam crescer e, particularmente, participar do novo momento econômico de Pernambuco, haja vista os novos empreendimentos estruturadores que chegam ao estado. Maiores informações pelos fones 34238744/8441.
   
     

Produtividade da indústria do NE cresce acima da média do País

A produtividade na indústria do Nordeste cresceu bastante acima da média nacional neste ano. Até setembro, as indústrias daquela região conseguiram elevar sua eficiência produtiva em 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto na média nacional o ganho de produtividade foi bem mais modesto: 2,7%. Para economistas que estudam a região, o ganho reflete investimentos em fábricas mais modernas, com máquinas que demandam menos mão-de-obra.

o conjunto do país, o ganho de produtividade trouxe um perfil diferente daquele que marcou os anos de 2004 e 2005, quando a indústria aumentou simultaneamente o volume produzido e o total de horas pagas ou o número de pessoas empregadas. Em 2006, todo o ganho de produtividade foi obtido sem contratação de pessoal, segundo dados obtidos pelo cruzamento das pesquisas industriais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Nordeste, a indústria produziu 3,6% mais até setembro (em relação a 2005) e fez isso com um volume 1,6% menor de horas pagas.