Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Coalizão reúne-se no Simmepe

A Coalizão Empresarial do segmento eletro-metal-mecânico para o Norte-Nordeste reúne-se na sede do Simmepe no próximo dia 23 de março. O encontro será comandado pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico da Bahia (Simmeb), Alberto Cânovas, atual presidente da Coalizão, tendo como anfitrião O presidente do Simmepe, Alexandre Valença.

Criada em 2002, por iniciativa do presidente do Simmepe, Alexandre Valença, a Coalizão envolve as principais associações sindicais da categoria das regiões Norte e Nordeste. A entidade vem promovendo, regularmente, reuniões e debates com o objetivo de aglutinar forças em prol da conquista de incentivos para manutenção e desenvolvimento do parque industrial do Norte e Nordeste.
   
     

Cresce importação de máquinas chinesas

A mão-de-obra barata e uma carga tributária inferior à metade da brasileira tornam os preços dos artigos chineses muito atrativos. Pelo menos uma em cada quatro empresas nacionais concorre diretamente com o gigante asiático, metade delas perdeu participação nas vendas por conta disso e cresce na indústria uma saída radical: levar para a China parte da produção.

O quadro foi explicitado por uma pesquisa da CNI, divulgada ontem (08/03). "É difícil abrir uma filial do outro lado do mundo, até porque não se faz uma fábrica de máquinas do dia para a noite. Mas há empresas brasileiras fazendo isso em função do baixo custo", reconhece o presidente da Abimaq, Newton de Mello. Outra saída, diz Mello, é comprar componentes da China na tentativa de reduzir preços aqui. "Temos visto um grande crescimento da importação de máquinas chinesas, mas não são equipamentos de tecnologia mais avançada, o que seria bom para a produção nacional. É uma substituição mesmo", avalia.