Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Coalizão debate espaço na cadeia de petróleo e etanol


A Coalizão empresarial do setor eletro metal-mecânico para o Norte e Nordeste esteve reunida no último dia 23 de março (sexta-feira), na sede do Simmepe, para discutir,entre outros assuntos, alternativas para inserção das indústrias do setor nos programas governamentais de produção de biodiesel e etanol.

Na ocasião, o presidente da Coalizão, Alberto Cánovas (Simmeb-Bahia), destacou que as empresas do Norte e Nordeste devem estar preparadas para fornecer aos projetos estruturadores, tanto quanto as empresas do Sul e Sudeste e as estrangeiras. “Para todos os assuntos tratados, a idéia é uma só: entrosar o empresariado em prol da defesa da classe. Precisamos fazer com que o trabalhador do Norte e Nordeste tenha seu emprego valorizado porque temos condições de produzir tudo o que se faz em outros lugares”, avalia Cánovas.

Além da participação na cadeia de biodiesel e etanol, também integraram a pauta assuntos como as eleições na Abimaq, o Crédito Carbono – “Tratado de Kioto”, Nexo Epidemiológico das doenças no trabalho, ZPE – Avanços na Legislação, Fimmepe 2007, entre outros.
Criada em 2002, por iniciativa do presidente do Simmepe, Alexandre Valença, a Coalizão envolve as associações sindicais da categoria. A entidade vem promovendo, regularmente, reuniões e debates com o objetivo de aglutinar forças em prol da conquista de incentivos para manutenção e desenvolvimento do parque industrial do Norte e Nordeste.