Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Corpus Christi não é feriado Nacional

Em resposta a diversas consultas feitas, o Simmepe informa que o dia de “Corpus Christi” não é feriado nacional. A data constitui feriado municipal em diversos municípios, especialmente os localizados no Sul do País.

Normalmente, por ser feriado municipal em Brasília, os bancos e repartições públicas fecham no dia de “Corpus Christi”, o que induz as empresas privadas a cogitarem o feriado, equivocadamente.

Os Feriados Nacionais, no entanto, devem ser expressamente previstos em lei federal, estando, hoje, consolidados pela Lei nº. 10.607, de 19.12.2002. Nenhum novo feriado foi instituído após a promulgação da citada lei.
Recentemente foi veiculada notícia de uma proposta legislativa para tornar a citada data feriado nacional, mas foi rejeitada nas instâncias primeiras do Congresso Nacional.
   
     

Simmepe divulga Mecânica Nordeste em estande na Feimafe

Considerando a dimensão da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – Feimafe – que reúne compradores de 45 países e cerca de 65 mil visitantes, no Anhembi, em São Paulo – o Simmepe aproveitou a realização da 11ª edição do evento, durante esta semana, para divulgar a Mecânica Nordeste – FIMMEPE 2007, que acontece entre 24 e 28 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco.
Instalado no estande de número 15, da alameda 5 do Anhembi, o Simmepe apresentou, aos visitantes, o potencial do setor eletro-metal-mecânico pernambucano e as oportunidades de negócios, geradas no Estado pelos projetos estruturadores de Suape, como o estaleiro e a refinaria. Cartazes e folderes explicativos foram utilizados como material de divulgação.