Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Associados conferem oportunidades em seminário promovido pelo Estaleiro


Girley Brazileiro, Newton Melo (Presidente da Abimaq), Sebastião Pontes e Alexandre Valença, em Petrolina, durante a AgriShow 2007

Em resposta ao esforço que o presidente do Simmepe, Alexandre Valença, vem fazendo para inserir as empresas pernambucanas no rol de fornecedores de componentes e serviços para o Estaleiro Atlântico Sul, os associados do sindicato compareceram em peso ao seminário promovido pelo EAS e Transpetro, no último dia 5 de julho, no auditório da Escola Técnica do Senai. Na ocasião, o empresariado do setor pôde conferir informações sobre início das contratações, potenciais parceiros no Estado, critérios para o fornecimento e a importância do setor metal-mecânico na formação do cluster naval de Pernambuco.
O presidente do Estaleiro, Paulo Haddad e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado anunciaram, entre outras coisas, que o primeiro navio fabricado pelo estaleiro, no Porto de Suape, deve estar concluído em julho de 2010. De acordo com Haddad, o cronograma de construção indica o início do processamento de aço dentro de 13 meses. Para Alexandre Valença, que vem mantendo negociações permanentes com a diretoria da empresa e com fornecedores de navipeças do exterior, o evento foi de grande relevância para os empresários do setor.
   
     

Agrishow gera negócios para indústrias de máquinas e equipamentos

Resultado de uma articulação de dois anos entre o Simmepe e a Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas, a Agrishow Semi-Árido chegou a sua segunda edição, entre 4 e 7 de julho, marcada por aumento da demanda e da estrutura física. Se em 2006, a área de exposição era de 20 hectares, este ano foi de 32. Enquanto no ano passado foram disponibilizados 300 ônibus para 12 mil agricultores visitarem a feira, nesta edição, o número subiu para 500, destinados a cerca de 20 mil participantes.

De acordo com o vice-presidente do Simmepe, que também é diretor regional da Abimaq, Sebastião Pontes, a Agrishow é uma grande oportunidade de realização de negócios para as indústrias produtoras de máquinas e equipamentos. Como novidade para o setor, o evento trouxe a proposta de atrair pequenas indústrias de máquinas. Entre produtos e serviços agrícolas, a feira movimentou uma quantia aproximada de R$ 7 milhões.