Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Vendas de aço crescem 13% no Brasil, desempenho deve se manter ao longo do ano

De acordo com o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), o crescimento do consumo de aço vem sendo observado em setores como o da construção civil, indústria automotiva, e de bens de capital, assim como também de utilidades domésticas e cutelaria. Somente nos seis primeiros meses do ano, o consumo aparente cresceu 13,3%, para 10,3 milhões de toneladas, frente as 9,09 milhões no mesmo período do ano passado.
Ainda segundo informações do IBS, no setor da construção civil, o crédito imobiliário vem crescendo e viabilizando construções e aquisições de unidades habitacionais, com expectativa de aumento nos próximos meses. Foi apurada alta de 17,01% nas vendas no semestre. A indústria automobilística, por sua vez, é beneficiada pela ampliação da oferta de financiamento e mantém um bom desempenho. Nos primeiros meses do ano, consumiu 1,5 milhões de toneladas, 12% mais que de janeiro a junho de 2006. Com vistas nesses dados, a expectativa da siderurgia brasileira é de que essa tendência de crescimento se mantenha ao longo do ano, acrescida pelo desempenho dos setores naval de petróleo e gás. O balanço semestral do setor foi apresentado pelo IBS no último dia 25 de julho.
   
     

Sai Licença Prévia para instalação da Refinaria em Suape

O secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Aristides Monteiro, assinou, nesta sexta (27), na sede da CPRH, o encaminhamento da licença à Petrobrás para que a Refinaria de Petróleo do Nordeste – Abreu e Lima seja instalada no Complexo Industrial de Suape, em Ipojuca.
Após atender as exigências definidas pela CPRH na Licença Prévia (LP), a Petrobrás deverá formalizar o pedido de Licença de Instalação (LI). Somente a partir daí, o órgão ambiental fará a análise dos projetos executivos da refinaria que, se aprovados, permitirão o início das obras no Porto de Suape.