Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Começa negociação salarial

A Assembléia Geral Extraordinária realizada na sede do Simmepe, na última segunda, dia 13, marcou o início da negociação salarial coletiva anual. Durante o encontro, que reuniu representantes de pequenas, médias e grandes empresas do segmento industrial eletro-metal-mecânico do Estado, foi formada a comissão de negociação patronal. Já ontem, quinta-feira, a comissão reuniu-se para analisar a pauta de reivindicações do sindicato dos trabalhadores e preparar a contraproposta patronal. A série de rodadas de negociações terá início na próxima semana, numa agenda negociada com os trabalhadores. A data-base da categoria é 1º de setembro. De acordo com o assessor jurídico do Simmepe, Dr. José Otávio de Carvalho, a expectativa é de que as negociações sejam concluídas até o dia 31 de agosto. “Temos como meta cinco reuniões entre 20 e 31 de agosto”, afirmou.
   
     

22 empresas participam do Prometal II

O Simmepe conseguiu articular a participação de 22 empresas no Prometal II, projeto desenvolvido no âmbito do Procompi – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias da Federação das Indústrias, em convênio com a CNI e Sebrae Nacional. Entre as empresas participantes, 10 já eram associadas ao sindicato. As demais vão, agora, passar a integrar o quadro social da entidade e assim aproveitar o incentivo oferecido pelo sindicato às associadas participantes do Prometal. As empresas participantes são: Aço Coelho, Aerotec, Agira, Almec, Coneg, Expocenter, Ghel Plus, IBB – Ind. De Botões Brasil, Lumack, Madelar, Mecol, Metalmor, Metalshop, Metalúrgica Oliveira, Miratec, Nedilma, Penta Automação, Prevenção, Suporte, Usitelas, Utipec e Wicom.
O Prometal tem como objetivo fortalecer o setor, as entidades sindicais, a cultura de associativismo, melhorar a qualificação de mão-de-obra, modernizar a gestão e ampliar o acesso a mercados locais, nacional e internacional. Até dezembro de 2008, o projeto tem entre as metas: aumentar em 30% o número de empresários qualificados em gestão, em 5% o número de associados do Simmepe e capacitar 100 trabalhadores.
   
     

Simmepe vai oferecer cursos sobre soldagem

Depois da palestra “Construção naval: Fatores críticos para o crescimento sustentável", realizada terça-feira, dia 14, para profissionais do segmento de soldagem, o Simmepe planeja promover um novo evento visando um maior aprofundamento no assunto. A idéia é oferecer um curso com 10 horas de carga horária, tendo como instrutor o especialista em soldagem da empresa White Martins, Dr. William de Abreu Macedo. A iniciativa do curso é decorrente do sucesso do último encontro, quando Macedo falou para um auditório lotado sobre os diversos aspectos técnicos da soldagem na área naval e as perspectivas do setor no mercado nacional a partir das operações do estaleiro Atlântico Sul que está sendo implantado em Suape. A data do curso ainda está para ser confirmada. O evento integra o programa de seminários e cursos que vem sendo promovido pelo Simmepe com o objetivo de oferecer aos associados oportunidades de acesso à capacitação e informações sobre o mercado do segmento eletro-metal-m ecânico, particularmente o que se relacione com a indústria naval e petroquímica.