Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Mais duas rodadas de negociação salarial devem acontecer esta semana

As primeiras discussões entre as comissões, patronal e dos trabalhadores, sobre as mudanças na Convenção Coletiva de Trabalho foram realizadas nas últimas terça (4) e quinta (6). Como não se chegou a um acordo, mais duas rodadas de negociação serão realizadas nas próximas terça (11) e quarta (12). 47 Cláusulas da CCT de 2006, por consenso, permanecerão com a mesma redação. Os trabalhadores pedem mudanças em 29 das restantes entre as quais a da correção salarial. Depois das duas primeiras rodadas eles admitem um reajuste de 4,82%, relativo à variação do INPC mais 8%,  (no inicio o pedido era de 10%) enquanto a comissão patronal tenta fechar a negociação em 4, 25%. Fora isto, os trabalhadores querem a inclusão de duas novas Cláusulas prevendo Plano de Saúde e Cesta Básica. O Patronato não aceita essas inclusões. A expectativa é de que os impasses sejam resolvidos nas próximas reuniões.
   
     

Começam atividades do Prometal II

Teve início, na última quinta (6), as atividades da segunda edição do Prometal II, quando os representantes das 23 empresas que vão participar do projeto foram apresentados aos consultores responsáveis pela condução dos trabalhos. A empresa Mundo das Placas, última a aderir, já participou do encontro, justificando assim o número atual de 23 participantes no Prometal II, cujo objetivo é fortalecer o setor, as entidades sindicais, a cultura de associativismo, melhorar a qualificação de mão-de-obra, modernizar a gestão e ampliar o acesso a mercados locais, nacional e internacional.
A próxima etapa será a elaboração de um diagnóstico individual de cada empresa, que traçará o perfil e as necessidades de cada uma delas. A expectativa é de que até dezembro de 2008, o projeto tenha propiciado o aumento em 30% o número de empresários qualificados em gestão, em 5% o número de associados do Simmepe e capacitado 100 trabalhadores.