Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Siderurgia brasileira avalia a manutenção dos aportes

A indústria siderúrgica brasileira está avaliando a manutenção dos investimentos previstos no país para os próximos anos, conforme informou o presidente executivo do Instituto Aço Brasil (IABr), Marco Polo de Mello Lopes. A falta de competitividade do setor produtivo nacional coloca em risco a continuidade de investimentos.
 
Segundo Lopes, os entraves sempre existiram, mas ficaram evidenciados ao longo de 2010 devido a um conjunto de fatores, como a sobrevalorização do real, que deixou os produtos importados mais competitivos. Além disso, a guerra fiscal entre os estados e o excedente de aço no mercado internacional contribuíram para o recrudescimento do cenário. "O setor foi compelido a enfrentar a concorrência sem igualdade de condições", afirmou.
 
Em 2009, os investimentos previstos pelo setor até 2014 eram de US$ 39,8 bilhões. Os aportes iriam adicionar uma capacidade instalada de 35 milhões de toneladas de aço no país. Mas Lopes lembrou que os números ficaram desatualizados, pois o setor atravessa um momento de inflexão e está avaliando os projetos.