Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Siderúrgicas preveem preço recorde de minério

As siderúrgicas terão de pagar preço recorde pelo minério de ferro no próximo trimestre, já que o ressurgimento da demanda mundial pressiona a oferta limitada. O valor do minério de ferro, usado para produzir aço, é crucial para a economia mundial, já que influencia o preço do produto e, no fim das contas, o custo de muitos bens do dia a dia. O forte aumento do minério de ferro – entre 23% e 25% em relação ao primeiro trimestre, segundo estimativas de analistas – ampliará as preocupações com a inflação, já que os preços do petróleo e alimentos também avançam a passos largos.

Os preços dos contratos para o segundo trimestre, baseados no valor médio do mercado à vista entre dezembro e fevereiro, deverão subir para US$ 170 por tonelada, pelo minério de ferro australiano, excluindo custos de frete. É 40% a 45% a mais que no mesmo trimestre de 2010 e quase o triplo dos US$ 61 verificados até março de 2010, quando regia o sistema antigo de preços referenciais anuais.
O aumento nos preços é puxado pela forte recuperação na produção mundial de aço, encabeçada pela China, que importou o recorde de 69 milhões de toneladas de minério de ferro em janeiro.
(Fonte: Usinagem Online / Valor Econômico)