Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Poucas empresas responderam questionário sobre a demanda de Menor Aprendiz

O Simmepe continua atuando para dar a melhor assistência possível aos seus associados na questão do cumprimento da Lei que prevê a contratação de Aprendizes (entre 14 e 24 anos). Toda empresa com mais de 7 empregados deve contratar aprendizes, numa cota de 5% do seu efetivo. Por determinação legal, esses aprendizes devem, simultaneamente, cursar um programa de capacitação oferecido por entidades de treinamento, como, por exemplo, o Senai ou congêneres, ou ainda ONGs especializadas.
Tendo em vista essa obrigatoriedade e simultaneidade, muitas empresas têm tido dificuldades de cumprir a determinação legal, correndo o risco de serem autuadas pelo Ministério do Trabalho. No esforço que vem desenvolvendo, o Sindicato está desenhando uma planilha de demandas por capacitação, conforme dados solicitados as suas associadas através da Circular 005/2012 de 02.03.2012, a qual será levada ao Senai para que este organize um programa voltado ao setor eletro-metal-mecânico.
Esse programa de capacitação servirá de base para uma negociação do Simmepe com a Superintendencia Regional do Trabalho/PE visando a uma flexibilização/postergação do cumprimento da Lei. "Poucas empresas encaminharam suas demandas, embora estejam obrigadas a cumprir a norma. Estou preocupado com a falta de respostas. Só estão livres as que forem optantes do Simples" afirma Girley Brazileiro, secretário executivo do Simmepe.