Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Plano visa criação de cadeia de fornecedores para grandes empreendimentos

    Na última quinta-feira, foi realizado no hotel Atlante Plaza, um wokshop reunindo representantes da Refinaria Abreu e Lima, dos estaleiros Atlântico Sul, STX e Promar, além da indústria de equipamentos para geração de energia eólica Impsa, com empresários de 25 indústrias do segmento metal-mecânico de Pernambuco. O encontro teve como objetivo colher subsídios para a elaboração de um plano de ação visando a criação de uma cadeia de fornecedores que possam atender as demandas desses grandes empreendimentos nas áreas de fundição, forjaria, caldeiraria e usinagem.

    Segundo a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Gilane Lima, o plano de ação deverá incluir a elaboração de um estudo de oferta a fim de identificar o potencial de das empresas locais para serem fornecedoras. Ela afirma que, em princípio, já é observado um déficit tecnológico e também falta de capacidade para atendimento de demandas em grande escala. Contudo, reconhece que falta ainda um diagnóstico mais aprofundado sobre a real capacidade de oferta das indústrias pernambucanas.

    Girlane revela ainda que também deve fazer parte do plano estratégico a ação do governo estadual por meio da adoção de políticas públicas que venha estimular a qualificação das empresas locais e também a atração de indústrias de grande porte com capacidade para os suprir as demandas das grandes empresas.

    O workshop foi realizado no âmbito do programa criado a partir de convênio firmado entre a Refinaria Abreu e Lima, Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, Instituto Euvaldo Lodi – IEL e o Simmepe com o objetivo de criação no Estado de uma cadeia produtiva do setor de petróleo e gás, naval e de energia eólica.