Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Feira Mecânica Nordeste confirma potencial de crescimento do setor metal mecânico da região

     De acordo com números do BNDES, até 2016, um em cada cinco investimentos feitos na região Nordeste será no setor metal mecânico e a realização da 19ª edição da Fimmepe – Mecânica Nordeste 2013, aberta ontem (terça, 22/10), no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, confirma esse prognóstico. Políticos, técnicos, empresários e representantes das principais entidades do setor marcaram presença na cerimônia de abertura desta que é considerada como a maior feira industrial do Norte/Nordeste. Ao longo de quatro dias, mais de 200 marcas expositoras estarão apresentando o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos e serviços.

    “A Feira Mecânica Nordeste é um evento que já existe há 19 anos, sendo realizado ininterruptamente em Pernambuco e está consolidado no calendário de feiras do nosso estado no intuito de promover um ambiente de negócios com vistas a desenvolver as empresas locais, contribuindo para a ampliação de um novo pólo de feiras aqui no Nordeste”, afirmou Sebastião Pontes, presidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe). Segundo ele, nesses últimos tempos, a Feira vem se beneficiando em função do surgimento e do fortalecimento dos negócios nos segmentos naval, de petróleo e gás e, recentemente, automotivo que tem trazido desenvolvimento para a economia com a criação de novos negócios para as empresas locais. “Tudo isso fez com que buscássemos ampliar a dinamizar o evento através de uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que, com sua expertise na realização de feiras no setor indu strial ao redor do mundo, está dando uma importante contribuição na organização e promoção deste evento” acrescentou Pontes.

    Outro aspecto que demonstra que a ampliação e o desenvolvimento do parque industrial do Nordeste e os crescentes investimentos em vários setores econômicos estão atraindo fornecedores de máquinas e equipamentos de todo o país para a região é a origem dos expositores que estão participando da Fimmepe 2013. O vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida destacou a participação de expositores oriundos de diversas localidades do estado de Pernambuco como Afogados de Ingazeira, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e de outros estados como Lauro de Freitas e Feira de Santana, na Bahia. “Ao lado desses temos expositores vindos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e assim por diante”, salientou.

    O vice-presidente da Fiepe – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Ricardo Essinger, destacou a importância da Fimmepe para a região especialmente em função dos investimentos que deverão ser realizados na área de petróleo e gás. “Até 2022 teremos uma previsão de investimentos de R$ 420 bilhões nesse setor, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo) e a consolidação dessa feira demonstra que o setor metal mecânico está se atualizando e criando musculatura para atender a esse volume de investimento”, destacou Essinger.
 
     A cerimônia de abertura contou ainda com a participação de João Sandoval Siqueira (vice-presidente do Simmepe), Silvio Leimig (diretor da Suape Global), Liliane Bortoluci (diretora da Fimmepe) e Tatiana Menezes (diretora executiva da Reed Exhibitions Alcantara Machado).