Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Institucional

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco – SIMMEPE é a mais antiga entidade de classe empresarial do setor industrial de Pernambuco, com mais de setenta anos de existência – fundado em 1934 – e integrante do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE.

A entidade tem como objetivo síntese representar, sempre que couber, o conjunto das empresas que compõem a cadeia industrial formada pelos ramos da Metalurgia, Mecânica, Material Élétrico e Eletrônico. Juntos, estes quatro ramos industriais somam aproximadamente 700 empresas e respondem por 21% do PIB industrial do estado de Pernambuco.

Na prática, trata-se de uma cadeia produtiva básica, para o aparelho industrial local, em função da sua capacidade germinativa e irradiadora de efeitos sobre os demais setores econômicos, transformando-a numa inigualável mola propulsora de desenvolvimento.

Tanto pelo tamanho, quanto pela importância econômica que representa, o parque fabril formado por estes ramos industriais ganham realce, também, pela contribuição direta à formação de receitas para a União, Estado e municípios.

Ao longo dessas sete décadas e meia de existência, o SIMMEPE vem dando uma efetiva contribuição ao desenvolvimento econômico desse segmento industrial sendo sempre lembrado, pelos seus feitos e representatividade, como uma referência setorial competente e politicamente participativa.

A cada ano o SIMMEPE desenvolve uma programação de atividades, visando ao benefício da classe que representa numa sinergia positiva traduzida por empresas integradas e atuantes no contexto empresarial local.