O Simmepe e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco (MTE), realizaram o “Café e Negócios”, com o objetivo de esclarecer, para associados e convidados, dúvidas sobre o processo de implantação do eSocial, sistema do Governo Federal que unifica a prestação das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
A palestra, realizada no último de dia 15 de agosto, foi ministrada pelo auditor fiscal do trabalho, Paulo Telino, que, na ocasião, destacou a necessidade das empresas procurarem se informar mais sobre o eSocial, as vantagens da sua utilização e sobre os procedimentos corretos de implantação. Segundo ele, a maioria das empresas não se preparou e o nível de conhecimento ainda é muito pequeno.
Ele revela que uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas ainda é relativa a pontos básicos do sistema como a qualificação cadastral. A qualificação cadastral consiste na verificação da não existência de divergências entre o cadastro interno das empresas e os órgãos oficiais quanto ao CPF e o NIS (Número de Identificação Social) dos empregados.
Outra dificuldade é o fato de que muitas empresas ainda não sabem que necessitam obter um certificado digital, instrumento que funciona como uma assinatura que confere autenticidade às informações repassadas pelo sistema. Da mesma forma, desconhecem a necessidade da obtenção da procuração eletrônica, que habilita a transmissão dos dados.
Para a capacitação dos profissionais que lidam com o eSocial, o palestrante considera imprescindível a leitura do manual que está disponível no sitehttpss://portal.esocial.gov.br/, no link documentação técnica. “A empresas vão ter um ganho muito grande com o eSocial, uma vez que o próprio sistema vai evitar alguns erros que hoje são cometidos pelas empresas os quais podem acarretar em interpretações equivocadas por parte da auditoria fiscal”.
Para Marcos Maia, que trabalha no departamento de pessoal da MCM Montagens Industriais, a palestra foi muito interessante. “Consegui aproveitar muito do que foi repassado pelo palestrante e pretendo usar o conhecimento na empresa em que atuo”, contou.
Michele Dutra, do departamento de pessoal do Grupo Alex Costa, conta que muitas dúvidas foram tiradas no evento. “Particularmente, tinha muitas dúvidas sobre as rubricas na reintegração do pessoal na volta das férias. O palestrante me ajudou a entender e isso vai ser importantíssimo no desempenho de minhas funções”, disse Michele.
Já para Ana Cláudia, diretora da empresa Mundo das Placas, o evento foi realmente esclarecedor. “No começo está sendo de muito aprendizado, mas acredito que aos poucos, as dúvidas vão desaparecendo e a utilização do sistema vai ser muito importante, atuando como um verdadeiro desburocratizador, visto que não será mais necessário enviar as mesmas informações para diversos órgãos”.
ACESSE NO LINK ABAIXO OS SLIDES DA PALESTRA