De acordo com números do BNDES, até 2016, um em cada cinco investimentos feitos na região Nordeste será no setor metal mecânico e a realização da 19ª edição da Fimmepe – Mecânica Nordeste 2013, aberta ontem (terça, 22/10), no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, confirma esse prognóstico. Políticos, técnicos, empresários e representantes das principais entidades do setor marcaram presença na cerimônia de abertura desta que é considerada como a maior feira industrial do Norte/Nordeste. Ao longo de quatro dias, mais de 200 marcas expositoras estarão apresentando o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos e serviços.
“A Feira Mecânica Nordeste é um evento que já existe há 19 anos, sendo realizado ininterruptamente em Pernambuco e está consolidado no calendário de feiras do nosso estado no intuito de promover um ambiente de negócios com vistas a desenvolver as empresas locais, contribuindo para a ampliação de um novo pólo de feiras aqui no Nordeste”, afirmou Sebastião Pontes, presidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe). Segundo ele, nesses últimos tempos, a Feira vem se beneficiando em função do surgimento e do fortalecimento dos negócios nos segmentos naval, de petróleo e gás e, recentemente, automotivo que tem trazido desenvolvimento para a economia com a criação de novos negócios para as empresas locais. “Tudo isso fez com que buscássemos ampliar a dinamizar o evento através de uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que, com sua expertise na realização de feiras no setor indu strial ao redor do mundo, está dando uma importante contribuição na organização e promoção deste evento” acrescentou Pontes.
Outro aspecto que demonstra que a ampliação e o desenvolvimento do parque industrial do Nordeste e os crescentes investimentos em vários setores econômicos estão atraindo fornecedores de máquinas e equipamentos de todo o país para a região é a origem dos expositores que estão participando da Fimmepe 2013. O vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida destacou a participação de expositores oriundos de diversas localidades do estado de Pernambuco como Afogados de Ingazeira, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e de outros estados como Lauro de Freitas e Feira de Santana, na Bahia. “Ao lado desses temos expositores vindos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e assim por diante”, salientou.
O vice-presidente da Fiepe – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Ricardo Essinger, destacou a importância da Fimmepe para a região especialmente em função dos investimentos que deverão ser realizados na área de petróleo e gás. “Até 2022 teremos uma previsão de investimentos de R$ 420 bilhões nesse setor, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo) e a consolidação dessa feira demonstra que o setor metal mecânico está se atualizando e criando musculatura para atender a esse volume de investimento”, destacou Essinger.
A cerimônia de abertura contou ainda com a participação de João Sandoval Siqueira (vice-presidente do Simmepe), Silvio Leimig (diretor da Suape Global), Liliane Bortoluci (diretora da Fimmepe) e Tatiana Menezes (diretora executiva da Reed Exhibitions Alcantara Machado).