Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Indústrias se habilitam para se tornar fornecedoras do estaleiro

Cinco indústrias associadas ao Simmepe – Máquinas Piratininga, Codistil, Simisa, Ogramac e Galvaniza – estão se habilitando como fornecedoras do estaleiro que será implantado em Suape. Para facilitar as relações, com os potenciais fornecedores, o consórcio Atlântico Sul deverá, até novembro, instalar um escritório em Suape e criar um site para se comunicar com estes e outros possíveis fornecedores.

Em entrevista ao Diário de Pernambuco, sexta-feira (6), o superintendente regional da Camargo Corrêa, Marco Antônio Costa, afirmou que a meta é ter 65% de conteúdo nacionalizado entre os fornecedores e destacou a necessidade de certificação internacional dos materiais, dos processos e da mão-de-obra.

A seleção das empresas é uma das etapas que podem ser cumpridas enquanto o contrato para a construção de dez navios, encomendado pela Transpetro, não for assinado. A Transpetro aguarda a aprovação pelo Senado de sua capacidade de endividamento de US$ 5,6 bilhões para financiar parte dos investimentos do programa de modernização da frota. O contrato só deverá ser assinado após a eleição presidencial.
   
     

Eficiência Energética

A Eletrobrás, por meio de convênio com a Fiepe, está iniciando a segunda fase do Programa de Eficientização Energética na Indústria. Nesta segunda etapa, engenheiros e também técnicos das indústrias poderão ser treinados como agentes em eficientização energética. Além disso, a indústria receberá apoio técnico de consultores da FIEPE na realização de auto-diagnóstico energético. Em e-mail enviado ao Simmepe, a coordenação do Procel – Indústria solicitou uma reunião com as indústrias associadas para apresentação do programa. Oportunamente o Simmepe anunciará o referido encontro.