Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Assembléia avalia reivindicação de trabalhadores

O Simmepe convoca todos os seus associados para a Assembléia Geral Extraordinária – AGE, que será realizada na próxima quinta-feira (29), em sua sede, às 18 h em primeira convocação e, mesmo não havendo quorum legal, às 18:30 horas do mesmo dia.

Entre as matérias a serem deliberados, está a análise da pauta de reivindicações dos empregados, com vistas às negociações coletivas de 2003. A proposta de pauta – Campanha Salarial Extra – maio 2003, do Sindicato dos Trabalhadores, inclui o INPC de setembro a abril, 10% de produtividade, gatilho de 3%, redução da jornada de trabalho para 36h, sem redução de salário, além de estabilidade de um ano.

Na ocasião, também será definida a escolha dos representantes para constituição da comissão de negociação; outorga de poderes à diretoria para celebrar convenções coletivas, nos termos do Artigo 612 da CLT; outorga de poderes à diretoria para interpor dissídios coletivos, caso necessários, nos termos do Artigo 859 da CLT; instituição da Taxa Assistencial e outros assuntos de interesse dos associados.
   

Primeiro trimestre é positivo para setores fortes

A conclusão dos balanços do primeiro trimestre demonstrou que os melhores desempenhos estão entre as indústrias de setores fortes, como siderurgia e metalurgia, papel e celulose, química, petróleo e gás, mineração e máquinas industriais. As vendas de 129 empresas aumentaram 12,1% no período, mais R$ 5,36 bilhões sobre o primeiro trimestre do ano passado.

O lucro operacional próprio (obtido sobre as vendas) subiu 50,3%, a dívida financeira total diminuiu 6% e a margem operacional própria – resultante de aumento de produtividade ou de redução de custos – cresceu 4,97 pontos porcentuais.

O segmento de siderurgia e metalurgia é o que apresenta os melhores resultados, com aumento de 29,3% na receita líquida e crescimento de 106,3% no lucro operacional próprio no Brasil e no exterior. Também na dívida financeira bruta, o resultado do setor é favorável, com queda de 7,1%. As siderúrgicas aumentaram, ainda, a margem operacional própria em 27,6%, configurando um dos setores que melhor desempenho tiveram no primeiro trimestre.

Os segmentos de máquinas industriais (mais 5% de aumento na receita líquida) e de veículos e peças (mais 2,4%) estão entre os de desempenho intermediário, com lucro operacional próprio de 59,7 e 11,0%, respectivamente.