Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Política industrial pode ter metas sociais

A política industrial do governo Lula terá metas de inclusão social, segundo o jornal Folha de São Paulo. Além dos objetivos de qualquer ação para fomentar a indústria – como aumento das exportações, redução das importações, investimentos em tecnologia e melhora da qualidade e da produtividade – o Governo quer que parte do desenvolvimento das empresas reverta-se em serviços, produtos e melhoria da qualidade de vida para as populações mais carentes.

As autoridades envolvidas no projeto, no entanto, afirmam que, ao contrário do que aconteceu na gestão anterior, serão tomadas medidas práticas para estimular a produção industrial no país. "Nos fóruns anteriores, você não conseguia implementar uma política que gerasse desenvolvimento baseada em algum tipo de subsídio, apoio ou renúncia fiscal do governo", afirma o secretário de Desenvolvimento de Produção, Carlos Gastaldoni.

Segundo o secretário, no atual Governo existe um consenso entre os diversos ministérios, inclusive o da Fazenda – conhecido por barrar projetos que envolvam renúncias fiscais – para a implementação de políticas industriais ativas.

   
Empresas ainda podem reservar espaço para Fimmepe

Ainda há tempo para você reservar o espaço de sua empresa na Fimmepe – Mecânica Nordeste 2003. A feira, que é voltada para as indústrias dos setores eletro-metal-mecânico e de plásticos do Brasil, deve receber mais de 15 mil visitantes. Esse público abrange desde representantes de grandes empresas e empreendedores interessados em adquirir novos equipamentos, produtos e serviços, até universitários e técnicos que buscam conhecer as últimas novidades em tecnologia industrial.

A cada ano, o fluxo de visitantes vem sendo incrementando devido ao aumento no número de expositores e a variedade de produtos apresentados na feira. O evento será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 20 e 24 de outubro de 2003. Mais informações: (81) 3423.8744 / 3423.1300 com a srª Gisela.